29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

REPRESENTANTE(S) DO PODER EXECUTIVO DE ANÍSIO DE ABREU/PI PARTICIPAM DA XXIV MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

O movimento aconteceu em Brasília/DF entre os dias 27 e 30 de março de 2023

Mais de 11 mil municipalistas brasileiros reunidos em Brasília, entre os dias 27 e 30 de março de 2023, para a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios protagonizaram um encontro histórico. Esta foi a maior edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Nela, as lideranças locais apresentaram ao novo governo federal, que assumiu no início deste ano, estudos sobre os principais problemas enfrentados pelos gestores municipais, bem como suas propostas para o enfrentamento destes (Trecho retirado da Carta da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios)

O Município de Anísio de Abreu/PI esteve representado pelo atual Prefeito, Raimundo Nei, e pela Primeira Dama, Solange Pereira. Na ocasião, o casal cumpriu uma série de agendas e compromissos dentre eles o encontro com o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias que na ocasião assinou a Portaria MDS n.° 871.

A referida portaria autoriza  a transferência de recursos aos entes federativos para fortalecer a capacidade dos municípios, estados e Distrito Federal de atender o Cadastro Único, para estimular a atualização dos registros com inconsistências e a inclusão cadastrais por meio da busca ativa das famílias que mais precisam. O objetivo é trazer para dentro dos  programas assistenciais quem tem o direito e não está incluído, pessoas com deficiência, idosos e crianças em situação de trabalho infantil.

O Cadastro Único é um parâmetro para várias outras políticas, como o Minha Casa, Minha vida e a Luz pra Todos. Só nesse mês de março, 694 mil família passaram a fazer parte do Cadastro Único e receber o Bolsa Família.

Por fim, o evento contou com a presença de diversos representantes municipalistas bem como figuras importantes do meio político brasileiro.

Fonte: Assessoria do Gabinete do Prefeito de Anísio de Abreu/PI