18 de Maio de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Aluna da U. E. Lélia Silva Trindade se classifica à etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Pela terceira vez, a Unidade Escolar Lélia Silva Trindade tem um texto selecionado para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

No ano de 2014 a Unidade Escola Lélia Silva Trindade teve duas (02) alunas classificadas para a etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa, “Escrevendo o Futuro nas categorias Memórias Literárias e Crônica”, ambas sob a orientação da professora Rosa Luzia Ribeiro da Silva. E este ano (2016), a façanha se repetiu! Mais uma vez a professora Rosa Luzia teve um texto de uma aluna selecionado. A vez agora é da aluna Roseane de Brito Luz na categoria poema com o texto Alma sertaneja.

“De forma simples e singular, Roseane retratou muito bem o lugar onde mora, exaltando a cultura, os hábitos e as características do povo piauiense”. Afirma a professora.

O processo de avaliação e seleção dos textos na Etapa Estadual da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, Escrevendo o Futuro, aconteceu dia 27 de setembro e a Comissão Julgadora Estadual do Piauí recebeu 455 textos das Comissões Julgadoras Municipais, sendo 74 Artigos de opinião, 123 Crônicas, 125 Memórias literárias e 133 Poemas. Destes, 16 foram selecionados, de acordo com o número de vagas disponíveis para o estado.

Em todo o país, foram selecionados 500 textos, 125 por categoria, garantindo que cada Estado brasileiro e o Distrito Federal tenham, no mínimo, um representante em cada um dos quatro gêneros. Nesta etapa, o número total de vagas de cada Estado depende do número de textos recebidos pela comissão na etapa anterior.

O processo todo foi organizado para que houvesse imparcialidade na avaliação e seleção de textos. A Coordenação da Olimpíada disponibilizou, por meio eletrônico, os textos selecionados na Etapa Municipal para avaliadores do Estado, que formaram a Comissão Julgadora Estadual.

A professora Rosa Luzia e a aluna Roseane Luz participarão da Oficina Regional, que acontecerá em Salvador (BA), nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2016, as mesmas terão a viagem e despesas com transporte, hospedagem e alimentação custeadas pela Olimpíada.

A Oficina reunirá os 125 professores e 125 alunos semifinalistas de todo o Brasil na categoria Poema, sendo essa uma boa oportunidade para a troca de experiências, além disso, os alunos semifinalistas produzirão, com o apoio da referida equipe técnica, outros textos, que serão usados para subsidiar a análise e seleção dos semifinalistas.

Esse encontro tem por principal objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita dos alunos. Também haverá atividades de formação para os professores, destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente.

Sobre a participação no evento a professora Rosa Luzia afirmou: “Estive em duas semifinais no ano de 2014. Ainda me arrepio quando lembro dos diversos olhares, dos inúmeros sorrisos e principalmente das vozes, “dos sotaques” lindíssimos que ouvi em cada corredor, em cada elevador, nas ruas de Maceió e Porto Alegre. Realidades tão diferentes e tão parecidas…pessoas que conheci e convivi por três inesquecíveis dias e que jamais sairão de meu coração ou da minha memória! Foi um sonho viver tudo aquilo!! Em 2016, espero viver tudo isso novamente! ” – Essas palavras estão registradas no site do escrevendo o futuro e hoje estou aqui para comemorar mais uma vez, a oportunidade de viver essa experiência tão gratificante para um professor de escola pública que, ano a ano, dribla de todas as formas, os impasses que muitas vezes nos fazem fraquejar, mas jamais desistir de nossos alunos! Para Roseane será uma oportunidade ímpar, assim como foi para Gabriela e Edilânia em 2014. Falar do lugar onde mora com simplicidade e em forma de poesia não é tão simples, mas ela conseguiu! Semifinal, aguarde-nos!!

A secretária de Educação Municipal Solange Carneiro parabenizou aluna e professora pela classificação e garantiu uma premiação a nível municipal para ambas.

“Elas representarão não só a escola municipal Lélia Silva Trindade, mas também Anísio de Abreu e o Piauí nesse evento a nível nacional”. Destacou a secretária.

Abaixo o texto “Alma Sertaneja”, da aluna Roseane: