Anísio de Abreu desenvolve ações contínuas de combate ao novo coronavírus

Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde do Município demonstram grande empenho

O município de Anísio de Abreu vem demonstrando grande eficiência no combate precoce a Covid-19, comprovado pelo baixo número de internações e não ocorrências de óbito até a presente data. Desde o dia 15 de junho, havia sido zerado o número de casos ativos da doença. Porém, no dia 20/06 foi confirmado mais um caso, de uma pessoa que chegou de viagem, o paciente em questão desde a sua chegada, permaneceu em isolamento domiciliar, e foi prontamente atendido pelas equipes de saúde, que vem acompanhando cuidadosamente o caso e todos os seus contactantes.

A Prefeitura Municipal de Anísio de Abreu, através da Secretaria Municipal de Saúde vem adotando várias medidas de combate e prevenção ao novo coronavírus para garantir a saúde de todos os anisienses, como a colocação de tendas em frente à casa lotérica, visando possibilitar a organização das filas respeitando o distanciamento preconizado pela Organização Mundial de Saúde; equipes de monitoramento responsáveis pelo acompanhamento de todos os casos confirmados, suspeitos, prováveis e chegados de viagem de outros municípios ou estados; barreiras sanitárias; aquisição e entrega de EPI's aos profissionais de saúde; capacitações; sanitização de áreas com grande circulação de pessoas e da frota de veículos da saúde; vinheta educativa em carro de som e rádio; visitas de monitoramento e vigilância sanitária; criação de área exclusiva para o atendimento de pacientes suspeitos de Covid-19, além da ampliação da testagem. Todas as ações tem se mostrado bastante eficazes frente a pandemia causada pelo coronavírus,  visto que, o maior objetivo é promover a saúde da população anisiense e prevenir o aparecimento de novas contaminações pela Covid-19.

Além disto, a Secretaria Municipal de Saúde aderiu recentemente ao programa de busca ativa Covid-19, que visa rastrear por território os casos da doença no município e permite o acompanhamento precoce dos familiares contactantes de casos positivos, o que será muito importante para que se tenha um melhor diagnóstico da situação no município e irá auxiliar ainda mais na tomada de ações.

Relatório das ações: http://anisiodeabreu.pi.gov.br/uploads/documentos/27c55cab42251a7cce51a44c1a486837.pdf

1. Sanitização de espaços com grande circulação de pessoas e da frota de veículos da saúde:

2. Barreiras sanitárias:

3. Entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) aos profissionais de saúde:

4.Colocação de tendas em frente a casa lotérica com espaços demarcados:

5. Visitas de monitoramento e vigilância epidemiológica: